sábado, 21 de março de 2015

AS MARCAS DA VERDADEIRA IGREJA (4/5) ~ WES BREDENHOF


PRATICA A PURA PREGAÇÃO DO EVANGELHO 
 MANTÉM A PURA ADMINISTRAÇÃO DOS SACRAMENTOS
EXERCITA A DISCIPLINA 


CONFISSÃO BELGA

TEXTO ORIGINAL 1561 [ http://www.irp.es/?lng=pt&modulo=Creencias ]



ARTIGO 29 

As marcas da verdadeira e da falsa igreja
Cremos que devemos distinguir, pela Palavra de Deus, com diligência e muito cuidado, qual é a verdadeira igreja, pois todas seitas que há hoje no mundo arrogam para si o nome de igreja.1 Não falamos aqui dos hipócritas que se misturam aos fiéis da igreja, pois embora participem visivelmente da igreja não fazem parte dela.2 Mas falamos do corpo e da comunhão da verdadeira igreja que se deve distinguir daquelas seitas que se dizem igreja. A Igreja verdadeira é reconhecida pelas seguintes marcas: Ela pratica a pura pregação do evangelho;3 mantém a pura administração dos sacramentos segundo Cristo os instituiu;4 exercita a disciplina na igreja para a correção e punição dos pecados.5 Em síntese, governa a si mesma segundo a pura Palavra de Deus,6 rejeita tudo o que lhe for contrário7 e tem Jesus Cristo como único cabeça.8 Assim se reconhece com certeza a verdadeira Igreja, e ninguém tem o direito de se separar dela. Os que pertencem à igreja devem ser reconhecidos pelas marcas dos cristãos: eles crêem em Jesus Cristo como o único Salvador;9 fogem do pecado e buscam por justiça;10 amam o verdadeiro Deus e o seu próximo11 sem se desviar para a direita nem para a esquerda; e crucificam a carne com as obras delas.12 No entanto ainda permanece neles uma grande fraqueza à qual combatem, pelo Espírito, todos os dias das suas vidas.13 Apelam continuamente para o sangue, sofrimento, morte e obediência de Jesus Cristo no qual têm a remissão de seus pecados, por meio da fé nEle.14 A falsa igreja, contudo, atribui mais autoridade a si mesma e às suas ordenanças do que à Palavra de Deus; não quer se submeter ao jugo de Cristo;15 não administra os sacramentos conforme Cristo ordenou em Sua Palavra, mas acrescenta e sub- trai deles o tanto que lhe convém; baseia-se mais nos homens do que em Jesus Cristo; persegue aos que vivem de maneira santa, segundo a Palavra de Deus, e aos que lhe repreendem os seus pecados, cobiça e idolatrias.16
Pela distinção uma da outra, é fácil conhecer essas duas igrejas.

1. Ap 2.9. 2. Rm 9.6. 3. Gl 1.8; 1Tm 3.15. 4. At 19.3-5; 1Co 11.20-29. 5. Mt 18.15-17; 1Co 5.4, 5, 13; 2Ts 3.6, 14; Tt 3.10. 6. Jo 8.47; Jo 17.20; At 17.11; Ef 2.20; Cl 1.23; 1Tm 6.3. 7. 1Ts 5.21; lTm 6.20; Ap 2.6. 8. Jo 10.14; Ef 5.23; CL 1.18. 9. Jo 1.12; 1Jo 4.2. 10. Rm 6.2; Fp 3.12. 11. 1Jo 4.19-21. 12. Gl 5.24. 13. Rm 7.15; GL 5.17. 14. Rm 7.24, 25; 1Jo 1.7-9. 15. At 4.17, 18; 2Tm 4.3, 4; 2Jo .9. 16. Jo 16.2


AS MARCAS DA VERDADEIRA IGREJA (4/5)
Wes Bredenhof

Parte 4 de uma palestra sobre artigo 29 da Confissão Belga para o Encontro da Fé Reformada (Recife) no dia 1 de novembro 2013.
A recusa em se aceitar uma vida impenitente é a terceira marca da igreja fiel. Em Mateus 18, o ensino do nosso Senhor Jesus a respeito desse assunto é muito claro: se um irmão ou uma irmã está vivendo em pecado, o povo da igreja genuína, da igreja verdadeira vai atrás daquela pessoa que está em pecado; e tenta trazê-la de volta da sua vida pecaminosa. Se ele está vivendo em pecado, isso significa estar vivendo um estilo de vida pecaminoso, e isso também pode incluir o crer em falsas doutrinas. A crença em doutrinas não bíblicas é um tipo também de descrença, e esse tipo de comportamento precisa ser chamado atenção. E se essa pessoa que foi admoestada, se ela não escutar, os presbíteros vão se envolver com a situação. E o processo de disciplina oficial na igreja, então, começa. E se aquele tipo de vida pecaminosa continua acontecendo, então eventualmente o que precisa acontecer é a excomunhão daquela pessoa. A pessoa é removida da igreja e do reino de Deus. Agora, o que é importante observarmos é que a disciplina na igreja é motivada por amor.  O nosso Senhor Jesus, Ele é o bom pastor, Ele ama o seu rebanho. Se uma das ovelhas se desvia, Ele vai atrás daquela ovelha e em amor, Ele tentará trazê-la de volta. E Ele primeiramente, faz isso através dos membros da igreja, através da disciplina mútua e depois através dos presbíteros, que é o que nós chamamos de disciplina oficial. Mas o ponto principal no processo da disciplina é a restauração. Lá fora, para muitos que se chamam de cristãos, a ideia de disciplina é algo que não é nem um pouco popular. As pessoas acham que é algo malvado, perverso, mas perverso e malvado é negligenciar a disciplina. Provérbios diz que os beijos do inimigo são danosos, mas as mágoas e as feridas de um amigo, essas são demonstrações de amizade. Se uma igreja não ama você o suficiente para mandar você para fora da igreja, se você estiver vivendo em pecado. Você certamente deve questionar se essa certamente é uma igreja de Cristo. Se os presbíteros não amam você o suficiente para lhe admoestar, será que eles são verdadeiros pastores da igreja de Cristo? Quero clamar a você que se você tiver dúvida a respeito desse assunto, vá aos seus pastores, vá a um de seus presbíteros e pergunte a eles isso diretamente: “você me ama o suficiente para me mandar embora da igreja, se eu estiver vivendo em pecado?”  E se eles não tiverem prontos para dizerem sim, então você precisa achar uma igreja diferente, uma igreja fiel.
E obviamente que nós precisamos analisar a nós mesmos; se você tem conhecimento de um irmão ou uma irmã que vive uma prática de não arrependimento dos pecados, será que você vai atrás deles? E pratica aquela disciplina mútua? Começa com você, e se eles não vão escutar você, você irá com outro irmão e irmã e, se aquilo ali falhar será que você vai, adiante, levar aquilo aos presbíteros da igreja? Você se importa o suficiente com seus irmãos para cumprir o que Cristo ensina em Mateus 18? E para nós presbíteros que estão presentes aqui, vamos se nós temos o amor de Cristo, sejamos então fiéis na administração dessas Chaves do Reino. Se nós verdadeiramente vamos ser a igreja de Cristo, nós a utilizaremos e nós devemos utilizá-las.
Basicamente, uma igreja verdadeira não é reconhecida por aquilo que ela diz a respeito das Escrituras, mas também pratica o que a Bíblia ensina. E a Bíblia somente é que precisa ser o fundamento daquilo que é a prática da vida da igreja, porque a Bíblia é a Palavra de Deus. Ele é o único cabeça da igreja, e somente Ele tem o direito de decidir os parâmetros da vida da igreja. Somente Ele pode dizer a igreja, o que ela deve crer, o que ela deve comunicar e o que ela deve praticar.
Se uma igreja está sendo fiel a Cristo em todas essas maneiras, então certamente, haverá frutos; e o fruto será visto em crentes que genuinamente confiam em Cristo somente para a Salvação. O fruto estará na vida dos crentes que genuinamente odeiam o pecado e que querem fazer aquilo que é o correto aos olhos de Deus. Eles amam a Deus, eles querem agradá-lo e querem glorificá-lo enquanto seus filhos. De fato, eles não são perfeitos ainda; sim eles ainda lutam, batalham com o pecado. E de fato, é a luta deles contra o pecado que os marcam como filhos de Deus nessa idade, nesse tempo. Mas eles olham para Cristo, o povo de Cristo em Sua igreja está sempre fitando os olhos Nele. Ele, Cristo, é a única esperança deles para a salvação, a maneira como a Confissão Belga coloca essa verdade é belíssima; Ele diz que eles apelam constantemente para a morte, o sacrifício, a obediência e o sangue de Cristo. Em quem eles têm o perdão dos seus pecados através da fé neles. A verdadeira igreja é centralizada em Cristo, e assim também são os verdadeiros cristãos que fazem parte dessa genuína igreja.
Continua…