quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

COMPAIXÃO ~ PROJETO VEREDAS ANTIGAS



* COMPAIXÃO *


* UMA CRISTÃ DIZ:
"Compaixão é mais do que empatia e mais do que simpatia. Compaixão move-nos a agir para aliviar o sofrimento, mesmo quando essa ação nos custa. A compaixão é amor sacrificial."

* SEU IRMÃO EM CRISTO RESPONDE:
"Creio que o que você descreve deve ser próprio de um cristão, que ama a Cristo, Sua igreja, a verdade bíblica e a confessionalidade covenanter."
* E A PRIMEIRA CONCLUI COM EXATA SABEDORIA:
"Sim, é próprio de um cristão, mas nem todos os que afirmam ser cristãos realmente são. E este tipo de compaixão flui de uma fé madura, ou então é evidência de uma forte vocação. De qualquer maneira, tenho visto isto raramente na minha experiência, que é tão bonito quando acontece. Muitos param em simples simpatia, sentindo-se mal, mas não fazendo nada para aliviar o sofrimento do próximo. Outros param em empatia, tendo profundo entendimento da experiência do outro, mas não fazendo nada para mudar essa experiência. Compaixão que move uma alma para o serviço de sacrifício é um tesouro raro. Quando ela se expressa através de nossos talentos, seja um talento para confrontar corajosamente ou abrir portas fechadas com a diplomacia, isso traz alegria! Mesmo se perdemos a batalha, há alegria no serviço."

* O SENHOR JESUS ENSINA:
"E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; e, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; e, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar."
Lucas 10:30-35